Atividades no CEU PAZ agradaram a todas as idades e ajudaram na conscientização do descarte correto do lixo
Sucesso! Assim se resume o resultado dos trabalhos realizados por todas as equipes envolvidas no Projeto Bairro Limpo, que aconteceu no último sábado, dia 14, e foi organizado pela Subprefeitura Freguesia/Brasilândia, em parceria com a Loga/Inova, na Brasilândia.
Diversas equipes da Loga, Inova, Defesa Civil, SEBRAE, Secretarias de Saúde, Educação, Centro de Amparo ao Trabalhador (CAT), SENAC e voluntários como os Embatucadores, contribuíram para o sucesso da ação que ocorreu no CEU Paz e nas imediações. Entre os trabalhos houve várias atividades educacionais, além de mutirão de limpeza, apresentações artísticas e até oficinas de música e artes.
Os trabalhos artísticos, educacionais e lúdicos ocorreram entre às 8h e 12h30, já as atividades de limpeza começaram uma hora mais cedo. Apenas da Inova foram 80 homens, que trabalharam até às 14h30 recolhendo lixo e entulho em diversas ruas do Jardim Paraná e Damasceno. Ao todo, em oito caminhões foram coletados 24,3 mil kg de entulho e lixo. As crianças interagiram durante a palestra sobre educação ambiental ministrada por Alessandra de Moraes, da área de comunicação da Inova, no teatro do CEU Paz.
O líder comunitário Rodrigo Olegário, foi um dos idealizadores que classificou a ação como excelente. “Estou feliz pela nossa iniciativa ter dado certo. E esse é apenas o início de uma grande parceria”. Já o professor de artes, Rafael Rip, que levou seus alunos de 9 a 12 anos, para fazer a apresentação musical de seu grupo Embatucadores, explicou sobre a importância de tais iniciativas e elencou que todas essas ações são válidas pela questão tanto da conscientização quanto da melhoria do meio ambiente.
Os alunos da EMEF Teotônio Vilela participaram da Oficina de construção de Flores e plantio de mudas em jardim suspenso nas dependências do CEU Paz. Para o professor Kauê de Souza, a iniciativa é de extrema importância para a que os estudantes se tornem multiplicadores e ensinem a comunidade a fazer o descarte correto do lixo e alunos de fotografia do SENAC registraram em suas câmeras a realidade da favela Encosta do CEU e as ações do Mutirão.
Já o estudante Henrique Oliveira Silva, de 10 anos, estava muito feliz ao lado da supervisora da Defesa Civil da Subprefeitura Freguesia/Brasilândia, Regiane Alves Ferreira. “Aqui aprendi que a Defesa Civil cuida da gente e que temos de cuidar também do nosso ambiente, jogar lixo no lixo, preservar a natureza, para evitar enchentes e desabamento de casas”, disse Henrique, ratificado pelo amigo Ivanilso dos Santos Faria, de 15 anos.
No final do dia, o assessor de gabinete Luiz Brito, que também esteve presente no evento representando o Subprefeito Eduardo Peres Palia, agradeceu a todos e lembrou que as ações continuam a todo vapor durante este ano.